domingo, 6 de setembro de 2009

Viva a escola, viva o SBS !


É comum se ouvir dizer que a escola é nosso segundo lar. E realmente o é. Mas não é só pelo fato de ser o segundo lugar onde passamos a maior parte da nossa vida, mas porque, assim como em nossa casa temos pessoas que nos amam, querem o nosso bem, preocupam-se com a nossa formação (que são os nossos pais, avós, enfim, nossa familia); na escola também temos: nossos professores, nossos colegas, as pessoas que fazem parte da direção...
E comemorar a Escola Severiano Benedito de Souza é ficar feliz por saber que muitos de nosso pais, a maioria de nossos professores e muitos universitários estudaram aqui. Essas pessoas aprenderam muito de Matemáticam Português, História, Geografia e outras matérias. Mas se hoje são admiráveis pessoas de bem é porque além dos conhecimentos adquiridos, aprenderam também valores como respeito, dignidade, amizade, espírito de cooperação e sobretudo AMOR. Esse que é o sentimento que deve impulsionar todas as nossas ações. O AMOR pela familia, pelo ar que respiramos, pela natureza, pelas coisas que consquistamos e pelas que ainda haveremos de conquistar, pelos colegas, pelos professores, por nossa escola... nos tornará capazes de perceber que o lugar onde vivemos é aquilo que a gente faz.
Quando arrancamos uma planta,quebramos uma carteira, riscamos as paredes da escola, estamos NOS desvalorizando, desvalorizando O OUTRO e desvalorizando O AMBIENTE. Por outro lado, quando plantamos uma árvore, consertamos uma carteira, ajudamos a manter a escola limpa, estamos demonstrando AMOR e RESPEITO ao próximo e a nós mesmos, contribuindo, dessa forma com um ambiente saudável, agradável e feliz.
A melhor escola não precisa ser a mais aparelhada, com salas de aula climatizadas, com a maior biblioteca ou os melhores laboratórios. A melhor escola é aquela em que há pessoas amorosas: que amam a si mesmos, amam o que fazem, amam os outros e amam o lugar onde passam parte de sua vida.
Demos um VIVA à nossa escola e façamos do AMOR o combustível para transfomá-la cada vez mais em um ambiente feliz, de onde sairão pessoas vitoriosas.

O texto acima é autoria de Marcia Moreira, professora titular da disciplina Língua Portuguesa na EEEFM Severiano Benedito de Souza.

Um comentário: